Ouvidoria
Mulher, a Ouvidoria do MP está ao seu lado, pronta para lhe receber, lhe ouvir e agir.
Mensagem
Salve o oito de março e o mês da mulher! Aproveito o ensejo para relembrar aqui personalidades femininas do estado da Bahia, que se destacaram em diversos segmentos da sociedade através do tempo.
Reverencio, incialmente, lembrando a memória de Catarina Paraguaçu, mulher indígena que reivindicou, pela primeira vez, a igualdade de ensino e o direito à educação. Não há dúvidas que tal pioneirismo descambou na existência de tantas outras mulheres que, ao longo do tempo, foram estandartes como educadoras, como Anfrísia Santiago, Henriqueta Catarina e Amabilia Almeida, entre tantas outras.
Nessa mesma toada, lembro-me das figuras marcantes da independência da Bahia e do Brasil, destacadas pela bravura: Soror Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria. Heroínas que, desconhecendo qualquer sentido de medo, lutaram pela unidade nacional.
Redundante é falar sobre a vocação da Bahia para as artes e música, berço de tantos ícones como Maria Betânia, Rosa Passos e Ivete Sangalo que, com suas vozes, levam a Bahia a todos os cantos deste planeta.
No campo esportivo, onde a Bahia também é referência, não há como não mencionar os nomes das grandes Ana Marcela Cunha, multicampeã mundial e medalhista de ouro em Tóquio 2020; Amanda Nunes, a maior lutadora de MMA de todos os tempos no mundo e; Formiga (Miraildes Mota), futebolista medalhista olímpica e a única pessoa do mundo a ter participado, como atleta, de sete Copas do Mundo.
Por fim, se a Bahia é de todos os santos e axés, não há como não reverenciar nossas grandes líderes religiosas: Mãe Menininha do Gantois, Mãe Stella de Oxossi e a nossa Santa Dulce dos Pobres. Não existiria Bahia sem elas!
Enfim, são tantas merecedoras da lembrança e reconhecimento que pedimos a compreensão das que não foram nominalmente citadas, mas estão no coração da nossa sociedade.
Essa mensagem se traduz, em realidade, não em uma abordagem meramente jurídica, mas sim celebrando a força e a beleza que toda mulher traz consigo, sabendo que o Ministério Público do Estado da Bahia estará sempre e incondicionalmente ao seu lado para resguardar todos os seus direitos.
Justa justiça para as mulheres que fazem ou são objeto da justiça.
Salve as mulheres em seu mês.
Elna Leite Ávila Rosa
Ouvidora do MPBA